Substância anestésica tem sido utilizada em procedimentos de estimulação magnética transcraniana (EMT) e eletroconvulsoterapia (ECT)
O grupo discutiu sobre a falta de estudos que comprovem os benefícios da cetamina para pacientes com transtornos psiquiátricos, e como o uso não aprovado do medicamento pode acarretar danos à saúde e até a morte. Durante o encontro, foram estabelecidas as medidas iniciais que serão adotadas pelas instituições envolvidas. Também está em análise a criação de uma força-tarefa para a fiscalização de clínicas.
Segundo o médico Rodrigo Avellar, assessor da Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-vida), o uso de medicamentos e insumos médicos não regulamentados tem grande impacto nos orçamentos de saúde, tanto pública quanto privada. “A parceria entre as instituições permite minimizar os danos e contribuir para uma agenda científica positiva dessa nova modalidade terapêutica, com lastro na medicina baseada em evidências”, afirmou.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial