Em edição especial no Mês das Mulheres, a Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio e o Núcleo de Gênero promovem a 4ª edição o programa “Feminicídio em Debate”, com o evento “Atendimento às mulheres em situação de violência como estratégia de prevenção ao feminicídio”. O evento, que acontece nos dia 19 de março, é destinado a membros, servidores e público externo, e conta com a presença de diversas palestrantes, dentre elas, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral Vera Lúcia Santana Araújo.
A iniciativa tem como objetivo oferecer contínua formação aos integrantes da instituição e disseminar boas práticas de atendimento às vítimas, diante de obstáculos e restrições que mulheres enfrentam. O evento tem foco no atendimento às mulheres em situação de violência pautado na perspectiva de gênero e nas interseccionalidades múltiplas que guarnecem essa assistência.
De acordo com a ex-procuradora-geral de Justiça do DF, atual coordenadora de Recursos Constitucionais, e coordenadora da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio, Fabiana Costa, o aperfeiçoamento de práticas voltadas à garantia de proteção integral e efetiva à mulher vítima de violência é fundamental. “Nós queremos passar, nesta edição do Feminicídio em Debate, informações que subsidiem membros e servidores para um atendimento qualificado, visto que se trata de um importante mecanismo de proteção para as mulheres”, pondera.
Ainda, segundo a promotora de Justiça Adalgiza Aguiar, não é possível se falar em prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres sem que esteja presente como ação estratégica a formação com perspectiva de gênero de membros, servidores e demais integrantes do sistema de Justiça. “A garantia de um atendimento humanizado e qualificado à mulher, que considere a complexidade do contexto vivenciado pela vítima, é fundamental para que esta consiga romper o ciclo da violência, antes que ele evolua para o feminicídio”, diz.
Participarão do evento, ainda, a promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco e membra auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público, Bianca Stella Barroso, que fará uma exposição sobre o tema, e Érica Tainá, enfermeira e bombeira militar do DF, mestranda em saúde coletiva na UNB. As vagas são limitadas, por isso, é necessário realizar inscrição no link.
O evento faz parte do rol de iniciativas promovidas pelo MPDFT em alusão ao Mês das Mulheres, que acontece em parceria com o Núcleo de Gênero, a Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio, a Assessoria de Políticas de Atendimento (APA) e o Núcleo de Atenção às Vítimas (Nuav).
Feminicídio em Debate
O programa “Feminicídio em Debate” é uma iniciativa da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio, e promove encontros mensais entre membros e servidores do MPDFT, com o intuito de debater estratégias de enfrentamento à onda de crimes contra as mulheres no DF.
Serviço
Seminário "Feminicídio em Debate: atendimento às mulheres em situação de violência como estratégia de prevenção ao feminicídio"
- Data: 19 de março
- Horário: das 9h às 12h
- Modalidade: presencial
- Local: Auditório da Sede do MPDFT
- Público-alvo: membros, servidores e público externo
- Inscrição
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial