Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Rede Urbanidade realiza reunião preparatória para seminário sobre problemas urbanos

MPDFT

Menu
<

Evento foi realizado pela primeira vez em 1974; segunda edição ocorrerá em agosto com a participação de pesquisadores e movimentos sociais

redeurbanidadeIntegrantes da Rede Urbanidade reuniram-se na última sexta-feira, 21 de junho, para discutir as contribuições do grupo ao II Seminário de Estudos dos problemas urbanos de Brasília - 1974 + 50. A rede será responsável pelo conteúdo do painel “Mobilidade no Distrito Federal - problemas e caminhos a seguir”.

O seminário deve ser realizado de 5 a 8 de agosto, no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e terá outros cinco paineis: planejamento territorial e urbano do Distrito Federal; gestão integrada da região metropolitana do Distrito Federal e entorno; preservação do patrimônio; direito à cidade; e Distrito Federal e mudanças climáticas.

Durante o encontro, os integrantes da rede avaliaram os temas discutidos no primeiro seminário, em 1974, e como eles se relacionam com as demandas atuais. Assuntos como transporte público, circulação de pedestres e estacionamento na área central já estavam em pauta no evento realizado há 50 anos.

Wilde Cardoso Gontijo Júnior, do Movimento Andar a Pé, coordenou a reunião e destacou a importância da participação social na construção das políticas públicas. “Vamos revisitar os temas discutidos em 1974 e esperamos poder influenciar o modelo de cidade que será implantado para os próximos 50 anos”, afirmou. Um dos objetivos do seminário é a criação do Observatório do Território, com a participação de organizações da sociedade civil, acadêmicos e comunidade.

O promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, coordenador da Rede Urbanidade, acredita que o seminário será uma oportunidade para que especialistas e cidadãos apresentem seus pontos de vista e contribuam para um novo entendimento da cidade. “Queremos encontrar soluções que levem em conta as perspectivas do século XXI, como as ruas completas e a acessibilidade total, que em 1974 ainda não faziam parte do debate”, avaliou.

Clique aqui para acessar o livro publicado após o I Seminário de Estudos dos problemas urbanos de Brasília, em 1974.

A rede

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial





.: voltar :.