Iniciativa capacita agentes da rede pública de ensino para prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes e acolher as vítimas de forma não revitimizante
A formação é promovida pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual contra a Criança e o Adolescente (Nevesca) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com o Centro Integrado 18 de Maio, Centro de Especialidades para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepavs) Jasmin e Caliandra e a Regional de Ensino Central. Participam do curso os diretores e orientadores educacionais das regiões do Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal, Lago Sul, Jardim Botânico, Varjão e Lago Norte.
De acordo com a coordenadora do Nevesca, a promotora de justiça Camila Costa Britto, “essa formação é para que os profissionais da educação assumam um papel mais ativo no combate, enfrentamento e prevenção à violência sexual infanto-juvenil. Por meio de informações sobre o tema, os educadores poderão melhor orientar e ensinar as crianças a se protegerem de eventuais abusos; identificarão mais facilmente possíveis sinais de violência; irão acolher as vítimas e encaminhar corretamente as denúncias aos órgãos competentes.”
O curso abordará, ainda, a importância do acolhimento para proteção das vítimas e responsabilização, desenvolvimento humano de crianças e adolescentes, práticas de acolhimento e estudo do Guia de Escuta Especializada. As aulas serão realizadas quinzenalmente até o dia 3 de dezembro.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial