Medida é uma resposta ao conflito ocorrido entre membros das torcidas organizadas dos dois times na última partida
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou ao secretário de segurança pública, Sandro Torres Avelar, que adote medidas restritivas em relação à presença de público nos jogos entre o Brasiliense e o Ceilândia. A recomendação, expedida nesta terça-feira, 4 de fevereiro, sugere que seja estabelecida torcida única por, pelo menos, duas rodadas, como forma de garantir a segurança dos torcedores e prevenir episódios de violência.
A medida é uma resposta ao conflito ocorrido entre membros das torcidas organizadas do Ceilândia e do Brasiliense na última partida do Campeonato Candango, realizada em 2 de fevereiro. Após o evento, o MPDFT participou de reunião com representantes da Secretaria de Segurança Pública, da Polícia Militar e das torcidas organizadas dos dois times para discutir o problema.
A recomendação deve ser divulgada ao público em geral e enviada à Federação de Futebol do Distrito Federal e aos dirigentes dos clubes envolvidos para garantir o conhecimento e o cumprimento das medidas. As providências adotadas pela secretaria devem ser comunicadas ao MPDFT em até dez dias.
O procurador distrital dos direitos do cidadão, Eduardo Sabo, lembra que é dever de toda a sociedade assegurar a paz nos estádios. “Essa medida visa proporcionar um ambiente seguro e controlado durante os jogos entre Brasiliense e Ceilândia, buscando prevenir incidentes de violência que possam colocar em risco a integridade física dos torcedores e demais envolvidos nas partidas”, frisou.
O documento também é assinado por representantes das Promotorias de Justiça Especiais Criminais, das Promotorias de Justiça Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg), da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) e da Promotoria de Justiça de Ceilândia, integrantes da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios do MPDFT.
Clique aqui para ler a recomendação.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial