A atividade, uma das ações do projeto Jardim das Margaridas II, reforçou a importância da denúncia como ferramenta de combate à violência doméstica

Durante o encontro, a promotora de justiça Camila Costa Britto explicou sobre medidas protetivas de urgência e tirou dúvidas. Além disso, ressaltou a importância da rede de proteção e do apoio institucional para auxiliar mulheres que enfrentam situações de violência.
“Sair de um ciclo de violência não é fácil. O medo, a dependência emocional ou financeira e a falta de apoio tornam essa decisão ainda mais difícil. Mas há vida após a violência. O caminho seguro começa ao pedir ajuda. Cada mulher que rompe esse ciclo se torna inspiração para outras”, destacou.
Denuncie
Durante a ação, as participantes também foram orientadas a buscar canais de atendimento como delegacias e unidades do Ministério Público. Para atendimento do Ministério Público, basta ir a uma das unidades, se identificar e informar o motivo da demanda, permitindo a triagem e o direcionamento do atendimento. Também é possível realizar atendimento virtual pelo Espaço Cidadão. Neste vídeo há orientações sobre como denunciar um agressor.
Projeto Jardim das Margaridas
O Projeto Jardim das Margaridas, idealizado pelo Instituto Social do Distrito Federal (ISDF), visa promover a autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social no Distrito Federal. Além da formação técnica, o projeto inclui palestras e rodas de conversa sobre temas como violência doméstica, direitos das mulheres e cuidados com a saúde feminina, proporcionando também acompanhamento psicossocial. A primeira edição ocorreu entre dezembro de 2021 e junho de 2022, beneficiando 100 mulheres. A segunda, iniciada em dezembro de 2023, está em andamento e mantém o mesmo público-alvo e objetivos.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial