Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - História Oral: Marco Giraldes recorda o desenvolvimento administrativo do MPDFT

MPDFT

Menu
<

Em novo vídeo da série, servidor aposentado conta os desafios e conquistas que vivenciou ao longo de mais de três décadas de dedicação à instituição

A história do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) é marcada pela dedicação de pessoas que se empenharam em aprimorar a instituição para atender a sociedade. O servidor Marco Giraldes é desses exemplos. Atualmente aposentado, por 36 anos ele contribuiu para a evolução do MPDFT. Em entrevista, ele compartilha sua trajetória desde a chegada no órgão, em 1988, e relembra dificuldades e avanços que viveu ao longo dos anos. A iniciativa faz parte do projeto “História Oral”, uma série de vídeos com o objetivo de resgatar e preservar a memória institucional.

Quando Marco chegou ao MPDFT, a instituição funcionava no anexo do TJDFT. O servidor veio do Poder Executivo e assumiu uma função de auditoria interna. Com o cargo, veio o desafio de organizar a área administrativa. Na época, não existiam contratos administrativos e nem inventário, por exemplo. 

Nesse processo, o servidor conta que se envolveu tanto com a parte de almoxarifado e inventário que foi designado chefe da área de patrimônio. Os recursos humanos e materiais eram poucos. “A gente levava mesas e cadeiras dentro de uma Kombi. Não tinha recursos orçamentários”, ressalta. “Então você precisava ser criativo. A gente saía e ia rodar nos ministérios para pegar doações de mesas, cadeiras e armários”.

Com o fortalecimento e o crescimento da instituição a partir da Lei Complementar 75/1993, surgiu a necessidade de uma nova casa. “O MPDFT trouxe servidores experientes em orçamento, licitações, arquitetura e engenharia para realizar o projeto da nova sede. “Graças a Deus tivemos licitações sem problemas e hoje temos esse grande prédio e muito bem localizado,” ressalta.

MP perto do cidadão

Em 2003, o servidor participou da elaboração do projeto “Ministério Público de Portas Abertas”. A iniciativa teve o objetivo de aproximar a instituição do público por meio de uma uma grande feira com estandes. Durante três dias a sociedade pôde ir conhecer os serviços das promotorias e conversar com os servidores. “Foi uma alegria muito grande,” ressalta.

Marco fez parte também da elaboração de outro projeto que buscava levar o Ministério Público ainda mais perto da sociedade. Ele se empenhou na realização de uma licitação completamente nova na época: adquirir um ônibus. Servidores foram ao Rio Grande do Sul conhecer uma fábrica de chassi para trazer informações para a elaboração do contrato. “Depois saiu o produto. E aí imagina o MPDFT indo para as comunidades. Foi bacana de ver.”

Marco destaca como uma marca da sua atuação a promoção da empatia na administração com questões ligadas aos cidadãos. “É tentar enxergar os interesses e os problemas das pessoas e estar de braços abertos para acolher as demandas,” explica. Nesse sentido, ele esteve à frente do projeto DAA Itinerante, realizado em 2012 com o objetivo de atender às necessidades das promotorias de justiça. 

A história de Marco Giraldes evidencia o crescimento do MPDFT como instituição. O servidor aposentado tem orgulho da sua contribuição à instituição e afirma: “De tudo que eu fiz, colho essa boa amizade que tenho com servidores e membros. Não tenho arrependimentos”, conclui.

Saiba mais

A série "História Oral" busca documentar experiências individuais para a construção de uma memória coletiva sobre o impacto do MPDFT na sociedade. O projeto, sob responsabilidade da Coordenadoria de Documentação e Informação (CDI) e da Seção de Preservação da Memória Institucional (Sepmi), é uma iniciativa de valorização da história por meio do reconhecimento do trabalho daqueles que contribuíram para o fortalecimento da instituição. Para assistir às demais entrevistas, clique aqui.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.