Iniciativa do MPDFT em parceria com a SEEDF leva cidadania e integridade às escolas. Nesta quarta-feira, 20 de agosto, estudantes de Planaltina ganharam espaço para produzir conteúdo e exercer protagonismo juvenil

O evento fez parte do Dia D NaMoral, momento de mobilização das unidades de ensino participantes do programa, com apresentações culturais, oficinas de talentos e atividades pedagógicas. A promotora de justiça Luciana Asper, idealizadora do projeto no MPDFT, destacou a relevância da parceria entre instituições para a formação integral dos jovens: “É extraordinário vermos o Ministério Público, o Executivo e o Legislativo unidos para servir ao povo naquilo que ele mais precisa. Mais do que transmitir conteúdos, é essencial forjar corações dos nossos estudantes, porque estamos formando líderes da integridade de amanhã.” afirmou.
Estrutura moderna para os estudantes
O novo estúdio foi equipado com microfones, computadores, mesa de som e identidade visual própria do programa. O espaço antes era ocupado pela “lojinha dos virtuosos” e foi totalmente transformado em um ambiente tecnológico e criativo. A estrutura contou com recursos de emenda parlamentar.
Para os alunos, a novidade representa um passo importante. O estudante Lucas Eduardo dos Reis, de 15 anos, acredita que a experiência será transformadora: “Vai nos ajudar a crescer, ganhar maturidade e aperfeiçoar aquilo que aprendemos na escola. Nossa ideia é usar esse espaço para falar do nosso dia a dia e reforçar os princípios do programa”.
Programa NaMoral
Criado pelo MPDFT em 2019, em parceria com a Secretaria de Educação do DF, o NaMoral utiliza metodologias inovadoras, como a gamificação, para aproximar os jovens de conceitos de ética e cidadania. A iniciativa já impacta dezenas de escolas públicas e foi recentemente incorporada à Lei nº 7.662/2025, que consolida sua atuação como política pública de formação cidadã. Neste ano, participam da iniciativa 73 escolas, sendo 60 de ensino fundamental e 13 de nível médio.
No CEF 03 de Planaltina, o projeto é considerado um marco. Segundo o coordenador escolar Vitor Afonso, o NaMoral ajudou a melhorar notas, comportamento e contribuiu para transformar a unidade em escola de tempo integral.
União de esforços
O Dia D contou ainda com a presença da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, da deputada distrital Paula Belmonte, da subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, e da chefe da Assessoria Especial da Cultura de Paz nas Escolas, Ana Beatriz Goldstein, além de professores e servidores.
A secretária destacou o valor da parceria: “A escola é um espaço sagrado, onde não apenas se transmite conhecimento, mas também se ensinam valores, convivência e cidadania. Nosso compromisso é formar pessoas íntegras e tolerantes, capazes de transformar o país.”
Com o estúdio de podcast, o MPDFT reforça seu compromisso de transformar a realidade das escolas públicas, dando protagonismo aos jovens e fortalecendo uma cultura de integridade no DF.
*Com informações da Agência Brasília
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial