Seminário contou com palestras e debates sobre padronização da Patrulha Maria da Penha e novo Formulário Nacional de Avaliação de Risco. Encontro faz parte dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Voltado a profissionais do Direito, Segurança Pública, Assistência Social, Saúde e a sociedade civil, o encontro ampliou o debate sobre prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar. O seminário mostrou a trajetória do Provid nestes 10 anos de atuação como política pública de referência nacional.
A promotora de justiça Adalgiza Aguiar, do Núcleo de Gênero, destacou que “o MPDFT reconhece o trabalho consistente do Provid, que tem qualificado a análise de risco, assegurando a eficácia das medidas protetivas e fortalecido a articulação entre os órgãos da rede. É uma atuação indispensável para salvar vidas”.
No seminário, foram apresentadas palestras com temas “Padronização da Patrulha Maria da Penha e o papel do Provid”, abordando a evolução do programa e a eficácia na proteção das vítimas; “Novo Formulário Nacional de Avaliação de Risco (Fonar)” do CNJ, com debate sobre a importância da ferramenta na identificação e gestão de riscos, alinhada às diretrizes nacionais; e “O papel da mídia na divulgação de ocorrências envolvendo violência doméstica”, destacando responsabilidade e impacto das narrativas jornalísticas; além de rodas de conversas com os especialistas e o público.
Entre os presentes no evento estavam a conselheira do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), promotora de justiça Fabiana Costa; a tenente-coronel Renata, chefe do Centro de Políticas de Segurança Pública (CPSP); a secretária da Mulher do Distrito Federal, Gisele Ferreira; o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar; e o chefe do Estado-Maior da PMDF, Coronel Palhares.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
