Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Participe da Cidade: MPDFT premia vencedores do 2º Concurso de Redações do projeto

MPDFT

Menu
<

Estudantes de Ceilândia escreveram sobre políticas públicas de proteção ao meio ambiente; os primeiros colocados receberam tablets

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizou, nesta segunda-feira, 1º de dezembro, a cerimônia de premiação do 2º Concurso de Redações do projeto "Participe da cidade: o patrimônio público é nosso". O evento celebrou a produção textual dos estudantes do Centro de Ensino Médio 2 de Ceilândia, que nesta edição escreveram sobre o tema "Políticas públicas de proteção ao meio ambiente". A iniciativa é da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público (Prodep) em parceria com o Programa de Educação Tutorial em Direito da Universidade de Brasília (UnB).

A promotora de justiça Lenna Daher aproveitou a oportunidade para lembrar o início da Semana Internacional de Combate à Corrupção e explicar que o evento e a premiação foram organizados com verbas recuperadas por meio do trabalho do MPDFT. “Nós atuamos para recuperar o dinheiro que foi desviado, para que esses valores retornem para finalidades públicas”, explicou aos estudantes.

A professora de Direito da UnB Érica Fernandes elogiou a qualidade dos textos produzidos pelos alunos e o valor do trabalho conjunto. “Foi um somatório de esforços que nos permitiu chegar ao dia de hoje, com resultados tão bons”, afirmou.

Na categoria principal, quatro estudantes foram premiados com tablets. Os vencedores foram Ryan Cardoso do Nascimento, Cayenne Pereira da Silva, Amanda Sofia Araújo de Moura e Ana Clara Santos Guimarães. A banca organizadora concedeu ainda menção honrosa às alunas Dayane Ribeiro, Maria Clara Rodrigues e Sthefanny Kiara.

O evento também reconheceu o trabalho do corpo docente. Os professores Laura Patrícia Ayres da Fonseca, Rosenice Santos de Oliveira e Esvaldo Dantas da Silva receberam certificados de participação e brindes.

A programação cultural foi produzida pelos estudantes. A exposição "Entre imagens e futuro: colagens digitais COP30", coordenada pela professora Lidi Leão, foi montada no hall de entrada do auditório do MPDFT. "As meninas do coco" apresentaram uma coreografia para a música “Saudade dela”, de Martinha do Coco, nascida em Olinda (PE) e moradora do Paranoá há 40 anos. O trabalho foi coordenado pela professora Laura Fonseca. Os estudantes assistiram ainda ao depoimento em vídeo do vencedor da edição anterior do concurso, Kauã Ribeiro Barbosa. Ele foi aprovado em Odontologia na UnB e falou sobre as conquistas e desafios dessa nova fase.

Participe da cidade

Criado como campanha de comunicação digital, o projeto tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a participação ativa na fiscalização dos recursos públicos. Os vídeos são produzidos em parceria com os estudantes de Direito da UnB. Clique aqui para conhecer.

Outra linha do projeto é a premiação de escolas que estejam em dia com a prestação de contas das verbas recebidas pelo Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf). Os recursos vêm de acordos de não persecução penal (ANPP) ou cível (ANPC) celebrados pela Prodep. Os valores são utilizados para a melhoria da infraestrutura das unidades de ensino, o que permite, também, valorizar a transparência na gestão dos recursos públicos.

As escolas participantes passam a integrar um banco de projetos aptos a receber recursos. A cada novo acordo celebrado, a Prodep busca projetos que se adequem ao perfil desejado para receber os valores. O MPDFT acompanha a execução das iniciativas selecionadas. A unidade de ensino premiada também recebe material educativo da campanha com o compromisso de divulgá-la no ambiente escolar.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.