O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) assinarão um memorando de entendimento oficializando a parceria e o suporte à campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”. A assinatura acontecerá em 9 de dezembro, dia mundial de combate à corrupção, e será apresentada por meio de vídeo-conferência para todo o país.
As atividades começam às 14h com uma mesa plenária composta por representantes do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG), da Controladoria Geral da União (CGU), da Advocacia Geral da União (AGU), do Ministério da Justiça, da Procuradoria-Geral da República (PRG), do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), do Tribunal de Contas da União (TCU), do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon).
No evento, será entregue o prêmio UNODC, destinado a organizações ou cidadãos que levantaram o debate contra a corrupção. A escolha dos indicados foi feita por um comitê que analisou as instituições e as empresas. Os indicados pelo Comitê avaliador foram:
Revista Época – por matéria especial sobre corrupção.
Correio Braziliense/ Estado de Minas – pelas reportagens especiais sobre corrupção e suporte a campanhas de longo prazo.
Portal da Transparência – pela iniciativa de criar o portal com informações sobre gastos públicos.
ONG Contas Abertas – por sua ajuda no monitoramento dos gastos públicos.
Esforço Individual: para Dulce Hulf – por ter denunciado o esquema de corrupção no Conselho Regional de Enfermagem.
Rede Globo de Televisão – pela inserção do tema da corrupção na novela “ A Favorita”.
O evento também será voltado para as crianças. A CGU premiará os vencedores do concurso de redação e desenho e também lançará um projeto em parceria com o Instituto Maurício de Sousa. A personagem Mônica, embaixadora do UNICEF, apresentará, junto com os amiguinhos da Turma, o tema do combate à corrupção.