Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Saúde do Idoso é tema de reunião com Secretário de Saúde

MPDFT

Menu
<

Procuradora-Geral de Justiça em exercício conversa com o Secretário de SaúdeO atendimento prioritário a idosos e a acessibilidade nos postos de saúde do Distrito Federal foram os principais assuntos debatidos em reunião realizada ontem, 2 de junho, com o Secretário de Saúde do Distrito Federal, José Geraldo Maciel, a Procuradora-Geral de Justiça em exercício, Maria Aparecida Donati Barbosa, e a Promotora de Justiça da Promotoria de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodide) Sandra Julião. O encontro foi realizado na Procuradoria-Geral de Justiça, no Edifício-Sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. 

Segundo Maciel, todos os postos de saúde construídos a partir de 2005 estão de acordo com as normas de acessibilidade. Já as unidades mais antigas serão adaptadas até o fim do ano. Para as reformas foram reservados R$ 1,6 milhão. Com relação ao atendimento prioritário, o Secretário informou que apenas um caso de desrespeito ao Estatuto do Idoso no Centro de Saúde nº 1, na 508 Sul foi registrado. A Promotora Sandra Julião comprometeu-se a encaminhar para a Secretaria estatística de reclamações registradas na Central Judicial do Idoso.

Sandra Julião, Maria Aparecida Donati, José Geraldo Maciel e Libânio Rodrigues, durante a reuniãoMaciel destacou o trabalho realizado pelo Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Naise) da Secretaria de Saúde. De acordo com ele, o Naise analisa semanalmente a qualidade do atendimento oferecido aos idosos na rede pública do Distrito Federal.  Dentro da estrutura do Núcleo, existe um grupo de acompanhamento domiciliar para aqueles que têm dificuldade de locomoção. Outro projeto, em fase de estudos, deve garantir transporte gratuito para os postos de saúde. Também está sendo elaborado programa com o objetivo de proporcionar o acolhimento adequado dos pacientes idosos nas unidades de saúde.

A Promotora de Justiça de Defesa da Saúde Cátia Gisele Vergara e o Assessor de Políticas Institucionais, Promotor de Justiça Libanio Alves Rodrigues trataram da questão da  regulamentação de leitos de UTI. Segundo os Promotores, a falta de leitos para UTI tem sido uma demanda freqüente nos plantões do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Eles alertaram para a necessidade de haver um representante do GDF responsável por atender aos Promotores de Justiça de plantão.

Outras questões relacionadas à saúde do idoso, como a alta de pacientes que não têm família, realização de concurso público para geriatras e residências terapêuticas também foram debatidas na reunião.

.: voltar :.