O Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Azeredo Bandarra, tomou posse, na noite de ontem, no cargo de Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). A cerimônia aconteceu no auditório do Edifício-Sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
No evento, o ex-Presidente do CNPG e Procurador-Geral de Justiça do Rio de Janeiro, Marfan Martins Vieira, e o Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, receberam a Medalha de Honra do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, em homenagem aos relevantes serviços prestados à causa do Ministério Público brasileiro.
O CNPG - em atividade desde outubro de 1981 -, o Conselho é uma associação sem fins lucrativos, integrada pelos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União. Seus objetivos são defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público; promover a integração em todo território nacional, o aperfeiçoamento e o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas do MP; e traçar políticas e planos de atuação uniformes integrados, respeitando as peculiaridades locais. A sede administrativa do Conselho é escolhida de acordo com o Estado onde esteja o Procurador-Geral eleito presidente, mas o conselho tem domicílio especial e foro em Brasília.