Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT participa de solenidade para implementação do programa de saúde auditiva

MPDFT

Menu
<

A Promotora de Justiça de Defesa da Saúde Cátia Gisele Martins Vergara participou, na última terça-feira, 11 de novembro, da solenidade de assinatura de contrato, entre a Secretaria de Saúde e o Centro de Educação da Audição e Linguagem (CEAL), para a prestação de serviços de média e alta complexidade na área de saúde auditiva. A solenidade foi realizada no Buritinga.

O Hospital Universitário de Brasília foi credenciado junto ao Ministério da Saúde para realização do implante coclear. Após a cirurgia, o paciente é encaminhado ao CEAL, que é responsável pela reabilitação do paciente, imprescindível para o êxito do implante.

Durante mais de dois anos, a Promotoria de Justiça de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência e a Promotoria de Defesa da Saúde, em parceria com o Ministério Público de Contas e com o Ministério Público Federal, trabalharam em busca da implementação da política pública de saúde auditiva no DF, o que foi determinante para a efetivação do programa. Até então, os usuários do Sistema Único de Saúde que necessitavam de tratamento na área de saúde auditiva tinham que sair do Distrito Federal.

Para a Promotora de Justiça Cátia Vergara, a implementação do programa de saúde auditiva no DF deve ser muito comemorada. “Inúmeras crianças com problemas auditivos que nasceram marcadas pela e para a exclusão social poderão ser beneficiadas e terão a chance de alçar vôos rumos à dignidade humana, o que reflete, ainda que de forma ínfima, na diminuição das desigualdades sociais que avassalam a sociedade.”

Participaram da solenidade o Governador do DF, José Roberto Arruda; o Secretário de Saúde, Augusto Carvalho; gestores públicos; profissionais de saúde e usuários do SUS, entre os quais crianças com problemas auditivos.

 

.: voltar :.