A Procuradora de Justiça Arinda Fernandes participou como representante do MPDFT do Curso e do Julgamento Simulado de um Caso de Lavagem de Dinheiro, que foi realizado no auditório Pedro Jorge da Escola Superior do Ministério Público da União, entre os dias 16 e 19 de março.
O julgamento simulado foi sobre um caso ocorrido na Colômbia, no qual pessoas envolvidas com tráfico de drogas possuíam empresas comerciais lícitas onde “lavavam” o dinheiro dos crimes. A Procuradora de Justiça do MPDFT participou da acusação juntamente com os Procuradores da República Artur Gueiros, Rodrigo Degrandis e Deltan Dallagnol. A defesa foi formada pelos Procuradores da República Vladimir Aras, Wellington Saraiva e Maurício Gerun.
Representantes da Polícia Federal, Secretaria Nacional de Justiça, Ministério das Relações Exteriores, do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Conselho de Controle de Atividades Financeiras também participaram do julgamento, atuando como investigadores, peritos contábeis, testemunhas e réus. O curso também teve a presença de Promotores de Justiça e Juízes da Colômbia.
O evento foi promovido pelo Ministério Público Federal, Escritório Contra Drogas e Crimes da Organização das Nações Unidas e pela Organização dos Estados Americanos.