A palestra Saúde e Qualidade de Vida- Uma abordagem sócio-cultural deu início, hoje, à Semana de Saúde e Qualidade de Vida do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Durante a tarde, a psicóloga do Instituto de Medicina e Psicologia Integradas Francisca Leão e o professor de Educação Física da Universidade de Brasília Juarez Sampaio apresentaram a importância do cuidado com a saúde.
Os palestrantes apresentaram a relação entre estilo de vida, relações interpessoais e saúde, e ressaltaram a influência do stress na saúde social. “Atualmente, 80% dos problemas de saúde estão relacionados ao stress”- disse. Com atividades lúdicas, que contaram a participação da plateia, Juarez Sampaio destacou a importância da atividade física como forma de relaxamento para um estilo de vida saudável. Ao final da apresentação, foi sorteado brinde entre os presentes.
Na área externa do Edifício-Sede, durante toda a tarde, estandes com massagens, exames e palestras movimentaram Servidores e Membros. Como forma de prevenção, foram realizados exames de glicemia, que medem o nível de açúcar no sangue, e exames oftalmológicos, como os que medem a pressão dos olhos, além de palestras sobre câncer de mama e de próstata. Na área estética, massagens relaxantes para o corpo e as mãos tiveram grande adesão das mulheres e serviram para aliviar a tensão do dia a dia. No fim do evento, os meninos do grupo de percussão corporal “Batucadeiros”, do Recanto das Emas, encerraram as atividades do primeiro dia da Semana da Saúde com uma apresentação do Hino Nacional.
A Semana de Saúde e Qualidade de Vida é promovida pelo Departamento de Gestão de Pessoas e faz parte do programa institucional Viva Melhor. O objetivo é estimular hábitos mais saudáveis e promover ações que se revertam no bem-estar dos integrantes do MPDFT. Até sexta-feira desta semana, os Membros e Servidores terão à disposição apresentações culturais, palestras, serviços e orientações relacionados à qualidade de vida.