O projeto “Promotoras Legais Populares” chegou ao Mato Grosso do Sul. A palestra inaugural foi proferida pela Coordenadora do Núcleo de Gênero Pró-Mulher do MPDFT, Promotora Laís Cerqueira Silva, no dia 15 de setembro, no Auditório do Colégio Santa Teresa, em Corumbá (MS). O convite partiu da Gerente de Políticas Públicas da Mulher da Prefeitura Municipal de Corumbá/MS, Cristiane Sant'Anna.
Durante sete meses, 100 mulheres do município de Corumbá e outras 50 do município de Ladário serão capacitadas para atuar em seus bairros e entidades, combatendo e denunciando casos de violência contra a mulher. As alunas participarão de oficinas e debates sobre direito e cidadania, com foco nas questões de gênero. Serão abordados temas como relações de gênero, Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto do Idoso, entre diversos outros.
O projeto surgiu há 15 anos, no Rio Grande do Sul. No Distrito Federal, foi implementado em 2005, a partir de uma parceria entre Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Universidade de Brasília e as organizações não-governamentais Centro Dandara de Promotoras Legais Populares e AGENDE – Ações em Gênero Cidadania e Desenvolvimento. O curso é ministrado anualmente no DF, de março a novembro, no Núcleo de Práticas Jurídica da Faculdade de Direito da UnB, em Ceilândia.