Assim que chegou ao meu conhecimento, nesta manhã, a notícia da morte da jornalista Lanusse Martins Barbosa, 27 anos, durante procedimento de cirurgia plástica realizada nas dependências do Centro Clínico Pacini (SEP-SUL 715/915 Lotes A e B), nesta Capital, instaurei Procedimento de Investigação Criminal para apurar os fatos, que correrá juntamente com o Inquérito Policial já requisitado à 1ª Delegacia de Polícia da Asa Sul.
Considerando a gravidade do caso e, ainda, a coincidência da entrevista do Presidente do Conselho Federal de Medicina, Dr. Roberto Luiz D'Ávila, à Revista Istoé desta semana (nº 2098, de 27/01/2010), com o título Faremos uma varredura nas clínicas de lipo, requisitei diligências específicas à Polícia Civil, à Divisão de Vigilância Sanitária e ao Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal.
O Ministério Público não avançará com hipóteses diagnósticas sobre o que ocorreu, mas investigará, com o rigor técnico necessário, mais essa tragédia que tirou a vida de uma jovem brasiliense.
Concluindo-se pela ocorrência de crime e pela existência de culpados, o destino das investigações será um processo penal no prazo que a complexidade da ocorrência nos impõe e a legislação brasileira determina.
À família, amigos e colegas da vítima, o nosso pesar. Esperamos, além da nossa solidariedade, oferecer Justiça como missão constitucional do Ministério Público.
Diaulas Costa Ribeiro
Promotor de Justiça Titular