Começou, na manhã de hoje, o XXIII Congresso da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP), que conta com a participação de diversos membros do MPDFT.
Na solenidade de abertura, o Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Azeredo Bandarra, reafirmou o compromisso do Ministério Público com os direitos da crianças e do adolescente. "Para nós, crianças e adolescentes são prioridades. Todos que trabalham com o tema estão aqui unidos pelo amor à causa e pela vontade de promover uma transformação social", salientou. Já o presidente da ABMP, Eduardo Rezende Melo, fez uma apresentação da programação do evento e destacou a importância de reunir os operadores dos direitos da criança e do adolescente. "A melhoria só é possível com a nossa união. Juntos somos capazes de efetivar os direitos da criança e do adolescente", concluiu.
Realizado a cada dois anos, o Congresso Nacional da ABMP é um tradicional espaço de encontro dos atores dos Sistemas de Justiça e de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes, como Magistrados, Promotores de Justiça, Defensores Públicos, Conselheiros Tutelares, Conselheiros dos direitos, educadores, profissionais de programas de atendimento, gestores e parlamentares.
Nessa edição, o destaque será a abordagem dos temas em perspectiva internacional. No ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa seu 20º aniversário, a proposta da ABMP é estabelecer paralelos entre procedimentos adotados pelo Brasil e experiências de outros países. Participam do congresso 14 palestrantes estrangeiros. O XXIII Congresso da ABMP ocorre de hoje até sexta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.