A promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente Kátia Christina Lemos representou o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios no I Seminário Internacional sobre Fauna Silvestre, realizado nos dias 10 e 11 de setembro em Jundiaí-SP. O evento, de caráter científico, reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir temas relacionados à regulamentação e à proteção da fauna silvestre.
Para Kátia Lemos, o seminário, promovido pela Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA), abre novas possibilidades para o bem-estar animal e a redução de ocorrências de maus tratos. As principais discussões giraram em torno da regulamentação, por parte do Ibama, da venda de alguns animais silvestres em pet shops e da criação de animais em cativeiro preservando as características silvestres.
Além da participação no seminário, a promotora de Justiça foi convidada para conhecer as instalações do Projeto Grupo de Apoio aos Grandes Primatas (GAP), ONG internacional que recebeu animais vítimas de maus tratos após ação do MPDFT contra circo que os abrigava.
De acordo com Katia Lemos, o objetivo da participação do Ministério Público no evento foi conhecer a visão dos cientistas a respeito da legislação e da gestão da fauna silvestre. "Para a atuação da promotoria de Justiça numa área multidisciplinar como esta, a troca de experiências é fundamental", concluiu.