
O evento, coordenado pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística, foi organizado em parceria com a UnB e entidades da sociedade civil e teve por objetivo oferecer aos participantes ambiente apropriado para reflexão sobre as novas exigências da sociedade e do planeta em relação à mobilidade urbana, frente às inovações legislativas, técnicas e operacionais. A iniciativa teve ainda o propósito de colher subsídios para a realização de seminário sobre mobilidade urbana sustentável no Distrito Federal.
Foram apresentados painéis sobre os aspectos técnicos e legais do transporte público coletivo e da mobilidade urbana, além de propostas das entidades participantes para a implementação de sistema de mobilidade urbanarápido, sustentável, seguro, regular, confortável e de qualidade. Também foi destacada a necessidade de integração física, tarifária e operacional dos diferentes modais de transporte e da efetiva participação popular no processo de planejamento, gestão e fiscalização do sistema de mobilidade urbana do Distrito Federal.
No último dia 23, o assunto foi objeto de recomendação do Ministério Público ao GDF, uma vez que se encontra em andamento o processo licitatório para concessão do serviço básico rodoviário do sistema de transporte coletivo do DF para os próximos dez anos, renováveis por igual período. Leia a íntegra da recomendação aqui.