A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) instaurou, na última sexta-feira, dia 27, procedimento administrativo para apurar provável maus-tratos a um cão no Núcleo Bandeirante. A suposta agressão teria sido praticada pelo dono do animal, o aposentado Fausto Lima de Oliveira, no dia 21. A investigação partiu de uma matéria divulgada no caderno de Cidades do jornal Correio Braziliense, no dia 24, com o título: “Cão maltratado vai passar por cirurgia".
Em 30 dias deverão ser encaminhados à Prodema cópia da investigação e do laudo pericial realizados pela 11ª Delegacia de Polícia (Núcleo Bandeirante), bem como o relatório médico do animal feito pelo veterinário Marco Aurélio da Silva Gomes.
Relembre o caso
De acordo com a matéria do Correio Braziliense, no dia 21 de julho uma senhora ligou para a polícia e disse que Fausto Lima de Oliveira estava arrastando o cachorro, que parecia não ter forças para andar pela rua. Quando o animal deitava, fraco, o dono o agredia com chutes e pauladas. Acionada, a Polícia Militar flagrou o aposentado espancando o animal e o levou à 11ª DP.
O agressor negou a violência e afirmou que saiu de casa para levar o cão ao veterinário. Autuado por maus-tratos, assinou um termo de compromisso de comparecimento à Justiça e foi liberado. O aposentado já possuía duas passagens pela polícia relacionadas a animais domésticos, em 2007 e 2009.