Iniciativa faz parte do programa “Tribunal do Júri: uma lição de vida”, do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT)
Na próxima quinta-feira, dia 9, cerca de 40 alunos do Centro de Ensino Taquara, na área rural de Planaltina, assistirão ao julgamento do réu Carlos Elias Silva Santos, acusado de homicídio qualificado. A audiência será realizada na Promotoria de Justiça de Planaltina, às 13h, já que o Fórum da cidade está em reforma. A atividade faz parte da primeira edição do ano do projeto “Tribunal do Júri: uma lição de vida”, uma parceria entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Secretaria de Educação.
O projeto tem como objetivo conscientizar os estudantes sobre as consequências de atos criminosos e, assim, colaborar com a redução dos índices de violência nas escolas. Além disso, a iniciativa possibilita ao aluno conhecer de perto a função do promotor de Justiça no Plenário do Júri. Após assistirem ao julgamento, os alunos respondem a um questionário sobre o que entenderam.
Em março deste ano, os promotores de Justiça Vívian Caldas e Ricardo de Souza se reuniram com diretores, professores e coordenadores pedagógicos de Planaltina para esclarecer a importância de incentivar a participação dos alunos, bem como dirimir dúvidas sobre o projeto. Desde 2009, mais de três mil jovens de escolas públicas da cidade já participaram do projeto.
Processo: 2011.05.1.004888-7