As Promotorias de Justiça de Brazlândia realizam, na próxima terça-feira, dia 14, a partir das 14h30, o segundo encontro das "Tardes de Reflexão”. O projeto – uma iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) – promove o acolhimento de homens envolvidos em situação de violência doméstica. Ao todo foram convidados 62 homens. Na semana seguinte, dia 21, será a vez das vítimas de violência doméstica. Foram convidadas 69 mulheres.
As reuniões são conduzidas pelo psicólogo Luiz Henrique Aguiar e pela assistente social Gabriela Arana. Além disso, o analista processual do MPDFT Wesley Ribeiro presta esclarecimentos sobre os aspectos legais relacionados à violência doméstica. Durante o atendimento, são apresentados vídeos sobre o assunto, com dados históricos e estatísticos. Ao final de cada reunião, há debates e os participantes respondem uma enquete sobre o tema e sobre a atuação da Justiça.
Reincidência
Dados produzidos pela Coordenadoria Administrativa das Promotorias de Justiça de Brazlândia mostram que o programa é um exemplo de evitar a reincidência nos crimes relacionados à violência doméstica. Para se ter uma ideia, até dezembro do ano passado, apenas 13,73% dos 51 agressores que participaram das “Tardes de Reflexão” em 2011 voltaram a cometer crimes em 2012.
Já o percentual de reincidência envolvendo os agressores que foram convidados, mas não participaram dos encontros é quase duas vezes maior no mesmo período: 25,24%. Isso significa que mais de 85% dos autores de crimes que participam do programa não voltam a cometer novos delitos previstos na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006).