O programa "Papo em Família" do mês de abril trata de um tema cada vez mais recorrente nos processos de família: a alienação parental. Para quem não sabe, a alienação parental é quando um dos genitores (ou os avós) interfere na formação psicológica da criança ou do adolescente, induzindo-o a repudiar o outro genitor.
Segundo dados da Associação de Pais e Mães Separados (Apase), 80% de filhos de pais separados sofrem de alienação parental em algum grau. “Esses casos aumentaram de tal forma que foi necessária a edição de legislação específica sobre o assunto”, confirma uma das entrevistadas do programa, a promotora de Justiça de Família Sandra Beze, citando a Lei 12.318/10.
Além de apresentar os principais pontos da norma, Beze indica o que as pessoas devem fazer quando identificar que a alienação parental está ocorrendo. “Um diagnóstico correto é fundamental para a preservação da criança, pois alguns genitores chegam a fazer falsas acusações apenas para atingir o ex-cônjuge”, lembra a promotora.
O "Papo em Família" de abril traz ainda uma entrevista com a psicóloga Mariana Andrade, da Secretaria-Executiva Psicossocial do MPDFT. Durante o bate-papo, ela explica quais as possíveis consequências futuras dessa prática para a vida dos filhos, além de ajudar os ouvintes a reconhecer os sinais de que uma criança está sofrendo alienação parental.
Para participar com dúvidas ou sugestões, o ouvinte pode enviar mensagem para
Sobre o programa
"Papo em Família" é um programa de rádio web sobre as atribuições e atividades dos promotores de Justiça que são, de alguma forma, ligados ao Direito de Família. A cada mês, o programa aborda um assunto diferente. Semanalmente, é discutido um enfoque sobre o tema daquele mês, tornando o "Papo em Família" uma ferramenta para que o cidadão compreenda, através de uma linguagem clara, oral e acessível, os seus direitos e deveres assegurados pela Constituição Federal e que são relacionados ao Direito de Família.
Acesse a página do programa Papo em Família e ouça este e outros programas da série.