A Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema) realizou reunião com instituições ambientais nesta quarta-feira, dia 4, para debater uma política de defesa dos animais para o DF e, em especial, a proteção de pássaros silvestres. O encontro foi coordenado pela titular da 4ª Prodema, Luciana Bertini, e contou também com a participação dos promotores de Justiça César Augusto Nardelli e Paulo José Leite.
Foram discutidos temas como a importância de informar a sociedade sobre a entrega voluntária dos animais, a destinação de animais recolhidos e também formas de orientar aqueles que têm receio de procurar os órgãos responsáveis para regularizar o cadastro de criação de animais silvestres.
De acordo com a promotora de Justiça Luciana Bertini, a reunião foi importante para fazer um levantamento dos papéis, dos limites e das principais dificuldades de cada instituição. O próximo passo será o planejamento de ações conjuntas. "Vamos definir se há necessidade de uma campanha de entrega voluntária ou uma campanha de conscientização por meio de vídeos, informativos ou folhetos", destacou Bertini.
Participaram também representantes do Setor de Gerenciamento de Medidas Alternativas (Setema), Departamento de Perícias, Delegacia do Meio Ambiente, Administração do Zoológico, Secretaria de Agricultura, Centro de Controle de Zoonoses, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e as associações de defesa dos animais Proanima e Renctas.