O procurador Distrital dos Direitos do Cidadão Substituto, Antônio Ezequiel de Araújo Neto, requisitou ao Secretário de Transportes, José Walter Vazquez Filho, esclarecimentos sobre os motivos pelos quais não foi regularizada a pendência financeira com a Empresa Viação Pioneira.
O documento, encaminhado nessa quinta-feira, dia 11, adverte o Secretário acerca da possibilidade do ajuizamento de ação de improbidade administrativa contra o governador, os secretários de Fazenda e de Transporte e contra o diretor-geral do DFTrans, caso o problema persista, causando prejuízos aos usuários de transporte público.
O acordo firmado em reunião, no MPDFT, com a presença do diretor-geral do DFTrans, Jair Tedeschi, era de que haveria pagamento dos valores devidos à Pioneira e ainda a revisão nos valores da tarifa paga pelo GDF à empresa. Entretanto, em resposta à requisição anterior do MPDFT, o diretor-geral do DFTrans alegou que não poderia regularizar a situação porque a competência seria da Secretaria de Transportes.
O MPDFT não aceitou os argumentos e o ofício encaminhado ao Secretário de Transportes é a última oportunidade dada ao GDF para a solução do impasse na via extrajudicial.