Para levar a mensagem do uso adequado e seguro das ferramentas tecnológicas para estudantes, a palestra “Conectados sim, inseguros não!” foi realizada nesta quarta-feira, 10 de maio, na Escola Classe 1 de Brazlândia. A iniciativa é uma parceria da Promotoria de Justiça de Brazlândia com a Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Cerca de 150 alunos e 12 professores participaram da atividade sobre a importância da segurança na internet.
A palestrante foi a servidora da área de Tecnologia do MPDFT Luciana Maria de Araújo Freitas. Ela falou sobre os aspectos positivos e também sobre os riscos da internet, como se proteger dos conteúdos impróprios e ilegais e como evitar os contatos com pessoas mal intencionadas. “Da mesma forma que as crianças não devem conversar com pessoas estranhas na rua, não devem conversar virtualmente com desconhecidos nas redes sociais”, alertou.
Outra dica importante para as crianças foi a importância de refletir antes de publicar imagens pessoais na internet. “A exibição pode ter consequências. Depois da publicação, não há como resgatar as imagens e informações postadas”, explicou Luciana. Ao final, a palestrante divulgou o site safernet.org.br, de organização não governamental que tem como missão defender e promover direitos humanos na internet. Também foram distribuídos exemplares da cartilha orientativa “Ética e segurança digital”, com recomendações e dicas para a família sobre o uso correto das novas tecnologias.
Depoimentos
A coordenadora pedagógica da escola, Márcia Gilda, elogiou a atividade: “Informações relevantes transmitidas de uma forma lúdica e envolvente!”. O aluno do 4º ano Paulo Davi demonstrou que vai colocar em prática o aprendizado: “Não vou fazer amizades com pessoas desconhecidas, não vou passar a minha senha para ninguém, nem clicar em anexos falsos, nem repassar mensagem corrente para ninguém. Eu achei muito legal, é importante ter segurança, conectado sim, inseguro não!”.
A atividade fez parte das ações promovidas na Semana de Educação para a Vida, realizada pela Secretaria de Educação para disseminar temas de cidadania para estudantes do DF. O MPDFT também tem participado da programação nas escolas com a palestra “O que você tem a ver com a corrupção?”.
- Confira algumas dicas da especialista em segurança da informação:
- Não utilizar redes sociais tarde da noite;
- Não divulgar informações pessoais nos sites de relacionamentos ou em outras redes sociais;
- Não marcar encontros com amigos e publicar na rede social.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial