Publicação traz artigos de especialistas e professores
Será lançado, em 13 de junho, o livro “Acusações de racismo na capital da República”. A obra, organizada pelo promotor de Justiça Thiago Pierobom, comemora os dez anos de criação do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (NED/MPDFT).
A publicação discute a atuação do MPDFT no combate à discriminação racial e apresenta estatísticas e análises sobre a evolução da jurisprudência relacionada ao tema. Para isso, foram convidados especialistas e professores que atuam na área. O livro será distribuído gratuitamente no evento e estará também disponível no portal do MPDFT na internet após o lançamento oficial.
O promotor de Justiça Thiago Pierobom destaca o ineditismo, em âmbito nacional, dos dados analisados para a publicação. “Para o livro, analisamos 150 casos de crimes raciais que aconteceram nos últimos 10 anos no Distrito Federal. Desses dados, foi possível uma interpretação, por exemplo, dos locais onde há maior ocorrência de crimes de discriminação racial, a relação entre o agressor e a vítima e os tipos de ofensas mais usuais”, explica Pierobom. Os dados coletados estarão disponíveis a partir do dia 12 de junho no site do MPDFT.
Núcleo de Enfrentamento à Discriminação
O NED atua prioritariamente, na formulação e implementação de políticas institucionais para a conscientização da necessidade de se combater todas as formas de discriminação (racial, religiosa, por origem, por orientação sexual, entre outras), bem como no reconhecimento e na implementação dos direitos assegurados a essas minorias. Na página do NED, no site do MPDFT, você encontra dados relevantes de denúncias, estatísticas, publicações, jurisprudência e legislação. Clique aqui e saiba mais.
Serviço
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial