A iniciativa tem como objetivo dar mais celeridade à cobrança de dívidas de menor valor, por meio de ações administrativas e protestos extrajudiciais, bem como garantir que as de maior valor sejam efetivamente executadas. “Com essa medida, os órgãos de fiscalização e cobrança fiscal podem se concentrar nas dívidas mais vultuosas, que uma vez arrecadadas fazem grande diferença para o aprimoramento dos serviços públicos prestados à população do DF”, explicou o procuradora-geral de Justiça em exercício, Selma Sauerbronn.
Atualmente a vara de execuções penais do DF acumula mais de 380 mil processos. São considerados pequenos devedores aqueles que devem até R$ cinco mil reais em tributos e R$ 15 mil em ICMS. “Muitas vezes o processo judicial de cobrança de pequenos valores custa mais ao patrimônio público do que o próprio valor devido”, destacou o presidente do TJDFT, desembargador Mario Machado.
Com a assinatura do termo, os órgãos integrantes do acordo se comprometem a estimular, desenvolver e a praticar medidas alternativas de desjudicialização da cobrança de créditos fiscais do DF, assim como atuar na diminuição do acervo processual e aprimorar o trabalho da Vara de Execução Fiscal, com a extinção de ações em que os custos de processamento sejam superiores aos valores dos créditos executados.
O acordo tem como base experiências exitosas em outras unidades da Federação, que contribuíram para recuperação de créditos mediante a adoção de práticas alternativas de recuperação dos valores devidos, como a implantação de programas especiais e a utilização prioritária de outros mecanismos de cobrança.
Assinaram o protocolo de intenções, ainda, o corregedor da Justiça do DF, José Cruz Macedo; o governador do DF, Rodrigo Rollemberg; a presidente do TCDF, Anilcéia Machado e a procuradora-geral do MP de Contas do DF, Claudia Fernanda de Oliveira Pereira.
Outros órgãos da Administração Pública, envolvidos direta ou indiretamente no procedimento de cobrança e recuperação de créditos fiscais, poderão aderir ao acordo mediante assinatura de Termo de Adesão.
Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial