Adolescentes iniciaram treinamento para serem multiplicadores de conhecimentos envolvendo mecanismos de controle e participação social
No treinamento, os jovens ouvidores conheceram o papel do Ministério Público, da Secretaria de Educação e das ouvidorias. Também aprenderam a importância do exercício da cidadania, do impacto das suas atitudes como ouvidores e o funcionamento da Ouvidoria do MPDFT.
Os adolescentes receberam instruções de como preencher o formulário da Ouvidoria e aprenderam as diferenças entre críticas, reclamações, denúncias e elogios e seus possíveis desdobramentos. Além disso, fizeram um tour na sede do MPDFT para ver de perto o trabalho da instituição.
Para a ouvidora do MPDFT, Rose Meire Cyrillo, a iniciativa é importante para a formação dos jovens como cidadãos. “Eles aprendem a fazer o controle dos atos da administração pública e têm noção da importância da participação popular na construção de uma gestão pública mais eficiente e democrática”, afirmou.
Para a estudante Lara Melissa Silva, do Centro de Ensino Fundamental Athos Bulcão, ser jovem ouvidor exige muita responsabilidade, pois pode influenciar as pessoas. “Também podemos ensinar a ter mais cuidado com as coisas que o governo oferece”, acrescentou.
O professor do Centro de Ensino Fundamental 410 Norte Charles Albuquerque acredita que o projeto abre as portas para que os adolescentes busquem e entendam as necessidades da comunidade escolar.
O projeto
Os estudantes eleitos pelos colegas de classe serão treinados pelas Ouvidorias do MPDFT e da Secretaria de Educação. O projeto-piloto terá duração de um ano e meio e conta com a participação de 12 alunos de seis escolas públicas do DF: Centro de Ensino Fundamental 410 norte, Centro de Ensino Fundamental Athos Bulcão, Centro de Ensino Fundamental 01 do Cruzeiro, Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, Centro de Ensino Fundamental 01 do Riacho Fundo II e Centro de Ensino Fundamental 02 do Riacho Fundo II.
Segundo a ouvidora da Secretaria de Educação, Evelyne da Cunha Queiroz, há a expectativa de que, futuramente, o projeto alcance as 726 escolas públicas do Distrito Federal.
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