Ela é a primeira mulher a exercer a chefia do MPU
“Recebo, com humildade, o precioso legado de serviço à pátria, forjado pelos procuradores-gerais da República que me antecederam, certa de que o Ministério Público deve promover justiça, defender a democracia, zelar pelo bem comum e pelo meio ambiente, assegurar voz a quem não a tem e garantir que ninguém esteja acima da lei e ninguém esteja abaixo da lei”, afirmou Dodge.
Nomeada para o cargo em 13 de julho pelo presidente da República, Michel Temer, após ser eleita pelos membros do Ministério Público para integrar a lista tríplice encaminhada ao Executivo, Raquel Dodge estará à frente da chefia do MPU e do CNMP pelos próximos dois anos.
Durante a cerimônia, Temer reforçou alguns pontos do discurso da nova procuradora-geral, como a harmonia entre os Poderes, entre os quais inclui o Ministério Público, e a importância das autoridades se submeterem ao cumprimento dos dispositivos legais.
Para integrar sua equipe, Dodge escolheu como vice-procurador-geral da República o subprocurador-geral da República Luciano Mariz Maia, e como vice-procurador-geral eleitoral o também subprocurador-geral Humberto Jacques de Medeiros.
Participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.
Também estiveram presentes o procurador-geral de Justiça do DF e Territórios, Leonardo Bessa; os procuradores de Justiça Eunice Pereira Amorim Carvalhido, Arinda Fernandes e José Firmo Reis Soub; a ouvidora do MPDFT, promotora de Justiça Rose Meire Cyrillo; o presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), promotor de Justiça Elísio Teixeira Lima Neto; o promotor de Justiça Tiago Fonseca Moniz; e o promotor de Justiça Dermeval Farias Gomes Filho, nomeado por Michel Temer, nesta segunda-feira (18), como conselheiro do CNMP.
Raquel Dodge assume o cargo após o encerramento do mandato de Rodrigo Janot, que exerceu a função desde setembro de 2013.
Perfil
Raquel Elias Ferreira Dodge é subprocuradora-geral da República e atua no Superior Tribunal de Justiça em matéria criminal, desde 2008. É membro do Ministério Público Federal desde 1987. Integra a 3ª Câmara de Coordenação e Revisão, que trata de assuntos relacionados ao Consumidor e à Ordem Econômica. É membro do Conselho Superior do Ministério Público pelo terceiro biênio consecutivo. Foi coordenadora da Câmara Criminal do MPF, membro da 6ª Câmara (povos indígenas), procuradora federal dos Direitos do Cidadão adjunta.
Dodge atuou na equipe que redigiu o I Plano Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo no Brasil, e na I e II Comissão para adaptar o Código Penal Brasileiro ao Estatuto de Roma. Atuou na Operação Caixa de Pandora e, em primeira instância, na equipe que processou criminalmente Hildebrando Paschoal e o Esquadrão da Morte. É mestre em Direito pela Universidade de Harvard (2007) e pela Universidade de Brasília (1986).
*Com informações do Ministério Público Federal
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial