Representantes de países de língua portuguesa reuniram-se em Brasília
O encontro faz parte da 5ª reunião de ministras e altas autoridades da CPLP, que ocorreu em Brasília em 30 e 31 de outubro. As participantes puderam debater o Plano de ação para a promoção da igualdade de gênero da comunidade e a agenda de cooperação sobre o tema. No encerramento do evento, foi assinado o Memorando de entendimento entre a ONU Mulheres e a CPLP. O documento formaliza a parceria e participação da Comunidade nas discussões sobre políticas de gênero da ONU. Esta ação contribui para o reconhecimento da CPLP na construção das políticas de gênero nas agências da ONU.
Para a promotora de Justiça, o encontro foi uma oportunidade de trocar experiências com autoridades de outros países. “É gratificante perceber o empenho de tantas nações no escopo de erradicar a violência contra as mulheres. O MPDFT pôde compartilhar experiências exitosas, como as diretrizes distritais de investigação com perspectiva de gênero, a avaliação de risco e a interação que existe do nosso trabalho com a rede e os serviços integrados em prol dos direitos das mulheres, como a atuação na Casa da Mulher Brasileira”.
Comunidade
Participam do encontro, além de representantes do Brasil, autoridades de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. O Brasil ocupa a presidência pro tempore da CPLP no biênio 2016-1018.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial