Na ocasião, foram realizadas atividades com os adolescentes voltadas à autossensibilização em relação ao consumo de drogas, à construção da identidade, à perspectiva de futuro e ao projeto de vida. Com os responsáveis legais, foi realizada a escuta qualificada e promovidas reflexões sobre a instrumentalização para o enfrentamento do uso de drogas pelos adolescentes.
Para o promotor de Justiça adjunto Ricardo Fonseca, a atividade aproxima o Ministério Público da sociedade. “O projeto promove a reflexão dos adolescentes a respeito do papel que a droga tem desempenhado em suas vidas e auxilia os seus responsáveis legais a lidar com essa realidade. Há também a preocupação de informar os participantes acerca dos programas públicos de saúde, cursos profissionalizantes e atividades esportivas disponíveis”, afirma.
A execução do projeto na Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude envolveu, praticamente, todos os setores da unidade e contou com a participação dos servidores do Setor Psicossocial e de profissionais do Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras drogas (Caps) e do Centro de Orientação Socioeducativa (Cpse) de Sobradinho, do Adolescentro e de Centro de Saúde de Ceilândia, permitindo um trabalho em rede e com enfoque multidisciplinar.
Repensar Histórias
O projeto, desenvolvido pela Promotoria de Justiça Infracional de Defesa da Infância e da Juventude de Samambaia desde 2015, é preventivo e direcionado a adolescentes que não apresentam elevado comprometimento infracional. Saiba mais sobre a iniciativa no vídeo abaixo.
Leia Mais
Repensar histórias: projeto do MPDFT auxilia adolescentes envolvidos com drogas
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial