Com o objetivo de oferecer medida educativa a pessoas usuárias de drogas, a Promotoria de Justiça do Gama realizou, na última sexta-feira, 22 de junho, palestra para 43 autuados pela prática do crime de porte de substância entorpecente. A atividade foi promovida pelo Setor de Medidas Alternativas (Sema) e conduzida por promotores de Justiça e servidores do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).
Além de conscientizar os usuários sobre os malefícios do uso de drogas, a iniciativa visou à troca de experiências com pessoas que se recuperaram da dependência química e ao encaminhamento de cada autuado para dez reuniões do grupo Narcótico Anônimos. A medida está prevista no Artigo 28 da Lei 11.343/2006.
A ação é realizada pelo Sema do Gama desde setembro de 2016. Desde então, 199 pessoas já foram atendidas. A chefe do setor, Rosânia de Oliveira, ressalta que “muitos dos autores retornam à Promotoria para comprovar os comparecimentos e informam o interesse em continuar se submetendo ao acompanhamento junto ao grupo dos Narcóticos Anônimos, por ser um grande aprendizado que os auxilia na conscientização e recuperação”.
Narcóticos Anônimos
O programa, que atua em mais de 100 países, é baseado em ajuda mútua entre aqueles que superaram o uso de drogas e os que buscam a superação da dependência química. No Distrito Federal, são realizadas diariamente. O grupo promove a troca de experiências e a conscientização de princípios a serem seguidos, baseados na busca pela dignidade, autoestima, respeito e solidariedade.
Mais informações: https://www.na.org.br/
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial