Em maio, o Ministério Público encaminhou recomendação para que esses municípios se abstivessem de efetuar qualquer empenho, pagamento ou ordem de recursos públicos em favor do consórcio. Um cronograma de ações concretas e factíveis, previamente submetido à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e às respectivas Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente deveria ser apresentado previamente.
Sobre a gestão de resíduos sólidos na região, o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo do MPGO encaminhará ofício circular aos promotores do Entorno sugerindo a requisição à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Secima) da situação dos lixões.
APA do Planalto Central
A APA do Planalto Central também foi tema de reunião. Foi discutido o papel dos municípios goianos e do DF na cooperação de fiscalização de atividades degradadoras. A APA foi criada em 2002, e sua preservação é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
APA do Descoberto
Em relação à APA do Descoberto, foram delineadas novas estratégias para a atuação integrada do MPDFT e o MPGO, além de outros órgãos públicos, visando à implementação de medidas de proteção.
*Com informações do Ministério Público de Goiás
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial