Libanio Rodrigues fez parte do grupo que criou a Ouvidoria do MPDFT. “Hoje, pretendo dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, com o propósito de qualificá-lo ainda mais”, afirma. Fabiana Costa ressalta que a área é estratégica para o cumprimento da missão institucional e aprimoramento dos serviços ao cidadão. “O novo ouvidor assume uma importante missão, para a qual não lhe faltam conhecimento e experiência”, conclui.
Ouvidoria
A Ouvidoria do MPDFT foi criada em 2004 para facilitar e ampliar a comunicação da sociedade com o órgão, e de seus servidores e colaboradores com a própria instituição. Qualquer pessoa pode solicitar informações ou providências, enviar reclamações, críticas, sugestões, denúncias e elogios sobre os serviços oferecidos pelo MPDFT, seus órgãos e serviços auxiliares.
Em 2018, a Ouvidoria recebeu 9.991 manifestações. Os assuntos mais recorrentes foram saúde, administração e funcionamento do Ministério Público, crimes e improbidade administrativa.
Muitas operações deflagradas pelo MPDFT tiveram início a partir de denúncias protocoladas por cidadãos na Ouvidoria do órgão. São exemplos a Operação Diagnose, que constatou irregularidades em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF; a Operação TrackCare, que descobriu que servidores da Secretaria de Saúde estavam falsificando atestados; e a Operação Patrick, que prendeu os diretores da empresa que criou a moeda digital Kriptacoin.
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