O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios é um dos apoiadores da campanha de carnaval Abafe seus preconceitos! Não à LGBTfobia! Não ao Racismo! Abane a Alegria!
As ações serão concentradas em blocos que sairão no sábado e na segunda-feira e, juntos, receberão público estimado em mais de cem mil pessoas. Haverá ponto de apoio para proteção e repressão contra a violência e o preconceito, com a presença de equipes especializadas. A medida contará, ainda, com policiais civis descaracterizados, que comporão a equipe de divulgação da campanha. Além disso, serão distribuídos leques com canais para denúncias, como os contatos da DECRIN, inclusive pelo WhatsApp, e da Central de Atendimento ao Cidadão do Distrito Federal (156). Também serão disponibilizadas camisinhas para os foliões.
O lançamento da campanha ocorreu nesta quarta-feira, 28 de fevereiro, na Rodoviária do Plano Piloto, e contou com a participação da Coordenadora dos Núcleos de Direitos Humanos do MPDFT, Mariana Távora, que pontou a "importância da LGBTFOBIA e do racismo constarem das pautas institucionais, tornando assim legítima a necessidade de visibilidade do enfrentamento ao preconceito".
Só nos dois primeiros meses desse ano, o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do MPDFT ofereceu 22 denúncias de racismo e injúria com utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, sendo que a maior parte relativas a raça/cor. No ano passado foram quase 90. O MPDFT recebe denúncias dessa natureza por meio da Ouvidoria, que as encaminham ao Núcleo de Enfrentamento à Discriminação.
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial