Mobilidade urbana, veículos elétricos e políticas públicas na área foram temas apresentados no seminário
A iniciativa reuniu autoridades do governo de Portugal, do governo federal brasileiro, representantes de estados e municípios, multinacionais, indústria automobilística, lideranças europeias, entre outros interessados no tema da mobilidade urbana sustentável. O evento também contou com a presença do secretário de estado adjunto da Mobilidade do Ministério do Ambiente e Transição Energética de Portugal, professor doutor José Gomes Mendes. A abertura foi realizada pelo embaixador e um representante do Centro de Engenharia e Desenvolvimento que expressou seu interesse na aproximação com o Brasil sobre o assunto.
O seminário colocou em pauta alternativas para a descarbonização nos transportes e melhoria das condições ambientais do mundo. "Foi um fórum para troca de ideias e possíveis parcerias que promovam a descarbonização da mobilidade; obrigação assumida pelo Brasil no acordo de Paris, com perspectivas de melhorar qualidade de vida e proteção ao meio ambiente", destacou Batista, que é membro do NCI/MPDFT.
Parte do seminário foi dedicado a uma questão bem atual: os veículos elétricos. Atualmente, Portugal é o país da União Europeia que mais vende veículos totalmente elétricos ou mistos. Para chegar a este resultado, foram realizadas campanhas de marketing para aumentar a confiança do consumidor, além da criação de incentivos fiscais na compra desses modelos e um programa de incentivo para os fabricantes reduzirem as emissões de gás de efeito estufa. Para ajudar essas novas políticas foram criados mais de 800 pontos de abastecimento elétrico no país. Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial