Implementação realizada por servidores da casa reduziu custos em até três vezes
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) elaborou o projeto de uma de suas sedes, a Promotoria de Justiça do Riacho Fundo, nos moldes exigidos pela lei. “O impacto na economia de recursos é muito grande porque o sistema permite, através de um modelo 3D, corrigir interferências, prevenir riscos e calcular com precisão o quantitativo de materiais e serviços a serem empregados na obra. Assim, conseguimos reduzir a incidência de aditivos contratuais”, destaca a secretária de Projetos e Obras do MPDFT, Regina Fonteles.
Ela explica que o MPDFT calcula ter conseguido implantar a metodologia com custo até três vezes inferior quando comparado a outras instituições. Essa economia tornou-se possível graças ao envolvimento dos servidores da casa, que realizaram todo o trabalho, o que permitiu dispensar a contratação de consultoria especializada e reduzir custos em até R$ 1,5 milhão.
“Depois da Promotoria de Justiça do Riacho Fundo, a meta é o desenvolvimento do projeto da sede das Promotorias de Justiça em Sobradinho e a adequação de outras nove unidades à plataforma BIM. Assim, o MPDFT estará apto a trabalhar, dentro dessa metodologia, em todas as rotinas que envolvam projetos de arquitetura, engenharia e manutenção predial”, explica Regina Fonteles. Dessa forma, o MPDFT antecipa em dois anos os prazos previstos na Estratégia BIM Brasil, que prevê a adoção da metodologia em três marcos, estabelecidos para 2021, 2024 e 2028.
2º Seminário Internacional BIM em Obras Públicas
Para contar sobre a experiência do MPDFT, o servidor Wagner Martins de Lima, da Secretaria de Projetos e Obras, foi um dos palestrantes do 2º Seminário Internacional BIM em Obras Públicas, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em parceira com o Senai Nacional. Responsável pela elaboração dos planos de implantação e de execução, ele destacou a importância da capacitação interna, que alcançou mais de 20 servidores, inclusive de outras áreas.
“O conhecimento teórico é importante, mas a valorização da experiência de execução em todos os processos, bem como a consideração das peculiaridades de cada instituição são fundamentarias para o sucesso da implantação da metodologia BIM”, explica.
Leia mais
MPDFT vira referência ao implementar projetos de arquitetura e engenharia em 3D
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial