Foram observadas condições de infraestrutura, acesso das pessoas acolhidas a itens de higiene pessoal e de alimentação
Na última quinta-feira, 4 de julho, integrantes do Núcleo de Direitos Humanos (NDH) do MPDFT estiveram no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Brasília (Centro POP) na Asa Sul (903). O objetivo da visita foi compreender a atual situação do equipamento com destaque para a situação estrutural e os limites e desafios para a implementação da Política para Inclusão Social da População em Situação de Rua do DF.
Foram observadas as condições de infraestrutura do espaço, o acesso dos cidadãos acolhidos aos itens de higiene pessoal e de alimentação, bem como o modelo de trabalho dos servidores lotados na unidade.
A visita ao POP Brasília contou com a participação da assistente social Fabrícia da Hora Pereira e da assessora jurídica Vilma Maria Santos Francisco. A coordenação do encontro foi realizada pela promotora de Justiça do NDH, Mariana Nunes.
“A população em situação de rua é o grupo mais vulnerável de todas as minorias. Essas pessoas sofrem com a estigmatização, com o preconceito e a invisibilidade social. Neste contexto, o Ministério Público colocou a condição destes indivíduos como prioridade em suas ações”, concluiu Mariana Nunes.
As informações e fatos colhidos durante o encontro vão servir para subsidiar o andamento de algumas tratativas com o poder público, principalmente em relação à garantia de condições estruturais para o atendimento às pessoas em situação de rua e à destinação de mais investimentos para o trabalho realizado pelo corpo técnico.
Diferente de um abrigo, no Centro POP os cidadãos não podem dormir no local, no entanto, no espaço todos podem guardar seus objetos, receber atendimento médico, serem encaminhadas para a inscrição no cadastro único para programas sociais do Governo Federal e para a emissão de documentos pessoais.
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial