O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios esteve em mais uma edição do projeto Record TV nas Cidades, no último sábado, 20 de julho. Desta vez, o Gama foi a região visitada. O espaço do Ministério Público contou com atendimento da Ouvidoria e da Promotoria de Justiça de Defesa da Filiação (Profide), que levou o projeto Pai Legal.
Além disso, foi realizada a divulgação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher do Gama. Na ocasião, a segunda edição do Guia prático de serviços “Mulher, o Gama te ama!” foi lançada e distribuída. A publicação é um manual completo, com linguagem simples, que apresenta o funcionamento das 15 instituições que atuam no apoio a mulheres que vivenciam violência dentro e fora de casa.
A população também pôde conhecer melhor o projeto "Vida sem drogas", desenvolvido pela promotoria de Justiça da região. A iniciativa tem como foco a prevenção ao uso de entorpecentes e a redução da reincidência de indiciados por portar ou transportar drogas para uso pessoal. Durante a ação, o Ministério Público orientou cidadãos sobre o tratamento contra a dependência química e realizou encaminhamento para instituições e serviços de enfrentamento à questão.
A cidadã Zuleide de Carvalho foi uma das mulheres atendidas pelo Ministério Público. Ela conta que procurou o estande do MPDFT ao saber do projeto Pai Legal. “Vi na televisão sobre essa ação e, como não conheço meu pai, resolvi procurar o MP para ver consigo localizá-lo. Quero saber como ele está, se tenho irmãos”. Além do caso de Zuleide, a Profide instaurou mais oito procedimentos de reconhecimento de paternidade, além de orientar outras pessoas que passaram pelo estande.
Esta foi a quinta participação do MPDFT no Record TV nas Cidades, que já passou por São Sebastião, Ceilândia, Sobradinho e Taguatinga. A participação do Ministério Público é resultado de parceria celebrada em março deste ano entre o MPDFT e a Record TV Brasília. O projeto ocorre no último sábado do mês em uma região administrativa e oferece serviços à população como atendimentos de saúde, emissão de documentos, além de apresentações culturais.
O assessor de políticas institucionais, promotor de Justiça Georges Seigneur, destaca a importância da aproximação com o cidadão. “Para entender a real necessidade de cada região e garantir a defesa dos direitos do cidadão é fundamental manter contato direto com a população”, destacou. A cidadã Adriana dos Santos, que foi atendida pela Ouvidoria durante o evento, concorda. “Estar aqui facilita o acesso para pessoas mais carentes, que podem conhecer melhor o trabalho que o MP desempenha. Vocês têm que ir mesmo onde o povo está”, disse.
;
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial