Programação inclui palestra com especialista Afonso Konzen
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios realiza, no dia 30 de agosto, o "II Seminário de autocomposição do MPDFT: diálogos para a paz". O evento contará com palestras e oficinas que abordarão temas como técnicas de negociação, mediação de conflitos e justiça restaurativa.
Especialista no assunto, o professor Afonso Konzen ministrará a palestra “A missão constitucional do Ministério Público em diálogo com a pacificação social”, que é aberta ao público. Quem quiser participar pode se inscrever até o dia 27 de agosto por meio deste link. As oficinas serão restritas a membros e servidores do MPDFT.
O MPDFT tem diversas ações em autocomposição, iniciativa que inclui técnicas de resolução de conflitos por meio da participação das partes e do engajamento da comunidade. O projeto “Mediação comunitária”, realizado pela Promotoria de Justiça de São Sebastião, ganhou, em primeiro lugar, o Prêmio CNMP 2019 na categoria Profissionalização da Gestão. O projeto tem como objetivo difundir práticas de mediação para estimular a comunidade a desenvolver mecanismos próprios de solução de conflitos com base no diálogo e na participação social.
Também já apresenta resultados o projeto "Escutando o cidadão: diálogos com vítimas de delitos", que tem como objetivo acolher vítimas de crimes violentos para que essas pessoas possam ressignificar o ocorrido.
Já o projeto "Mediação familiar" tem, entre as atividades, as "Oficinas de pais e filhos", responsáveis por orientar pais para que eles possam resolver as questões familiares sem envolver os filhos nos conflitos.
Sobre o palestrante
Procurador de Justiça aposentado e professor da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Afonso Kozen é mestre em Ciências Criminais pela PUC-RS e coordenador e professor do curso de pós-graduação em Direito da Criança e do Adolescente da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul. É membro do Conselho Consultivo da Escola e da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/RS. Já atuou na coordenação nacional do programa Pela Justiça na Educação, e na Comissão Especial instituída pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República para a redação final do projeto de lei de execução das medidas socioeducativas.
Kozen foi premiado pela atuação em defesa e promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes na categoria Destaque Especial do Prêmio Socioeducando, concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, em parceria com a Fundação Educar D'Paschoal, o Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente e o Fundo das Nações Unidas pela Infância.
Serviço
II Seminário de autocomposição do MPDFT: diálogos para a paz
Data: 30 de agosto de 2019
Horário: 8h30 às 12h
Local: Auditório da Sede do MPDFT, Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2.
Palestra “A missão constitucional do Ministério Público em diálogo com a pacificação social”, com Afonso Armando Konzen
Evento gratuito com certificação aos participantes
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial