O Núcleo Especial de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (Ncyber/MPDFT) denunciou nesta quarta-feira, 29 de outubro, 10 pessoas envolvidas em furtos bancários via internet praticados contra sete empresas. Uma das empresas chegou a perder R$ 85 mil. A denúncia narra também crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e receptação.
Segundo a denúncia, criminosos com acesso às contas bancárias das vítimas passavam-se, por telefone, por funcionários do banco para obter credenciais de segurança e realizar as operações bancárias via internet banking.
A investigação concluiu que a organização criminosa era de caráter transnacional e operava mediante a divisão de tarefas, cujas funções abrangiam a obtenção dos dados bancários das pretensas vítimas e o recrutamento de titulares de contas bancárias utilizadas como destino dos valores subtraídos. Parte do dinheiro era utilizado para aquisição de moeda estrangeira. As circunstâncias apontam, também, a presença de outras pessoas, ainda não identificadas.
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial