Reunião ocorre no Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos, 3/12
A promotora de Justiça do Meio Ambiente Cristina Rasia, atual coordenadora do fórum, destacou a atuação do MPDFT no fortalecimento da articulação entre a sociedade civil organizada e as instituições governamentais ante os riscos associados aos agrotóxicos e aos transgênicos, além dos seus produtos conexos. “O Ministério Público, ciente da importância da conscientização quanto ao uso de agrotóxicos, ressalta a relevância de informações transparantes da cadeia desde o produtor até o consumidor, visando garantir o meio ambiente equilibrado e a segurança alimentar no DF”, explicou.
Além de integrantes do MPDFT, a reunião contou com a presença de representantes do Governo do Distrito Federal, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater) e o Ministério do Trabalho. A Polícia Militar do Distrito Federal também participou do encontro.
Dia Internacional de Luta contra os Agrotóxicos
A data foi escolhida devido ao pior desastre químico da história, ocorrido em Bhopal, na Ìndia, em 1984. O vazamento de cerca de 40 toneladas de isocianato de metilo e hidrocianeto da empresa produtora de inseticidas Union Carbide Corporation matou 3 mil pessoas na hora e mais 15 mil nas semanas seguintes. Cerca de 150 mil pessoas sofrem de doenças crônicas em decorrência do desastre. O produto, quando inalado por seres humanos, causa danos aos sistemas imunológico reprodutivo, musculoesquelético e à saúde mental.
Leia mais
Grupo entrega carta aberta à PGR contra desmonte ambiental
MPDFT sedia terceiro encontro do Fórum de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Especialistas se reúnem no MPDFT para debater uso de agrotóxicos
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial