A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida
Profissionais do Direito, integrantes dos governos local e federal e representantes da academia e da sociedade civil participaram do evento. Segundo o promotor de Justiça Roberto Carlos Batista, um dos organizadores do seminário, a discussão foi produtiva. “Nossa intenção é sensibilizar agentes do poder público, empresários e sociedade para os desafios relacionados à gestão dos resíduos sólidos. A responsabilidade é de todos”, afirmou.
Para a presidente da Abrampa, promotora de Justiça Cristina Seixas Graça (MPBA), o evento representa mais uma etapa do projeto de debates e avaliação da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em especial a logística reversa. “A relevância desse debate é trazer para a mesa o Ministério Público, os órgãos e instituições públicas, a sociedade civil, as empresas e os responsáveis pela recuperação de materiais recicláveis, e ainda os catadores desse material. Todos voltados para uma análise da lei e na busca de soluções para a maior eficiência da política alcançando uma maior sustentabilidade”, destacou.
Programação
O promotor de Justiça Paulo José Leite participou do painel “Logística reversa de embalagens em geral”, no qual a promotora de Justiça Luciana Bertini foi mediadora. Ele enfatizou que a garantia da qualidade de vida passa pelo aspecto da saúde, que está associado à destinação correta dos resíduos sólidos.
Para o MPDFT, mostra-se urgente a definição e implantação de uma política pública de logística reversa do vidro em Brasília. Como medida para resolver o problema, sugere-se um acordo setorial com o setor de fabricação e distribuição, de modo a viabilizar o transporte do material até a fábrica, já que o DF ainda não dispõe de tal atividade.
Clique aqui para assistir a íntegra do seminário.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial