Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - MPDFT encaminha para mulheres, por WhatsApp, material de prevenção à violência doméstica

MPDFT

Menu
<

Isolamento social pode agravar o quadro. Mulheres que requereram medidas protetivas nos últimos meses em Brazlândia receberam material produzido pelo MPDFT

Em razão das medidas de segurança para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, mulheres que sofreram violência doméstica receberam, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, material voltado à conscientização e à identificação de aspectos que contribuem para a ocorrência da violência doméstica. A iniciativa, realizada nesta terça-feira, dia 16 de junho, partiu da Promotoria de Justiça de Brazlândia e faz parte de uma nova edição do projeto “Tardes de Reflexão”.

O material, produzido pelo Setor de Análise Psicossocial do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, foi encaminhado a 53 vítimas que solicitaram medidas protetivas nos meses de março, abril e maio de 2020. Além de um vídeo, foi encaminhado um questionário no qual as mulheres podem responder a pontos relacionados à situação, assim como avaliar a qualidade dos atendimentos realizados pelos serviços públicos que acolhem as vítimas.

Para o membro da Promotoria de Violência Doméstica e Familiar de Brazlândia, Gabriel Mendes Camargos, o isolamento social, a diminuição de renda e o estresse aumentam o risco das vítimas de violência doméstica. “Todas os dias centenas de mulheres são agredidas no DF. A maior parte delas, dentro de casa por seus parceiros. Além do risco à mulher, presenciar episódios de violência doméstica pode causar danos psicológicos irreversíveis a crianças e jovens. Saber identificar o que é violência doméstica, inclusive verbal, é crucial para ajudar a manter sua segurança e a de seus filhos", explica o promotor de Justiça.

Tardes de Reflexão 

O projeto “Tardes de Reflexão” é realizado a cada dois meses e tem a participação de autores e vítimas de violência doméstica. O objetivo é proporcionar um espaço de escuta e reflexão sobre a violência na atualidade, além de explorar, abordar aspectos da Lei Maria da Penha e refletir sobre os fatores sócio-históricos e culturais que influenciam na reprodução da violência doméstica. Com as medidas de distanciamento social, a Promotoria de Brazlândia verificou a necessidade de manter a rede de apoio para as mulheres vítimas.

O projeto possui um caráter educativo e preventivo, com o objetivo de oferecer informações sobre os serviços disponíveis em Brazlândia para atendimento a autores, vítimas e famílias em situação de violência doméstica, além das formas de acesso às políticas sociais.

Resultados
Em 2019, 89% dos homens participantes do “Tardes de reflexão” no ano anterior não estiveram envolvidos em novos episódios de violência doméstica. A taxa de comparecimento também tem-se mantido alta: 72% dos convidados em 2019 foram ao encontro. Desses, mais de 86% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o projeto. Mais de 95% acreditam que a iniciativa trouxe novos conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.