Grupo também elegeu coordenadores para os próximos 12 meses
A reunião também marcou o encerramento do mandato da promotora de Justiça Lenna Daher à frente do grupo. Foram eleitos para coordenar a rede, pelo prazo de um ano, Rômulo Miranda Alvim, do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), e Leonardo de Castro Cardoso, da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
Para Lenna Daher, o PNPC é mais avanço no trabalho de controle e fiscalização do patrimônio público. “Por meio da articulação com órgãos de todo o Brasil, teremos a oportunidade de aprimorar as ações desenvolvidas localmente pela rede”, afirmou.
Na abertura do encontro, a procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, destacou que o trabalho conduzido pela rede está entre as grandes prioridades do MPDFT, que incluem o desafio de combater a corrupção por meio do aprimoramento da atividade investigativa e da adoção de medidas preventivas. “Sabemos que a corrupção impede o progresso, retarda o crescimento econômico e social e retira da sociedade a possibilidade de usufruir da prestação de serviços essenciais assegurados pela Constituição, como o acesso à saúde, à educação, à segurança pública e à proteção da vida”.
Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
A iniciativa tem como objetivo mobilizar as instituições de controle, suas redes constituídas e gestores públicos em um plano de combate à corrupção em todo o país. Foi aprovada na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e é coordenada de forma conjunta pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
Sobre a rede
Criada em 8 de dezembro de 2016, a Rede de Controle da Gestão Pública do Distrito Federal reúne órgãos de investigação e controle para estabelecer práticas uniformes de diagnóstico, prevenção e repressão à corrupção. Estão previstas iniciativas como a troca de bases de dados, informações e documentos. Além do MPDFT, participam do grupo o Ministério Público de Contas (MPC/DF), o Tribunal de Contas (TCDF), a Controladoria-Geral (CGDF), a Secretaria de Fazenda (SEF) e a Polícia Civil (PCDF). Confira o site da rede.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial