Outorga do serviço foi oficialmente transferida para o Distrito Federal em julho de 2021. Ministério Público vai acompanhar a integração das linhas, da bilhetagem e da fiscalização
Segundo o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo, a expectativa é que a delegação de competência traga benefícios reais ao usuário do transporte público. “Esperamos que o sistema seja aprimorado para oferecer serviços de melhor qualidade às pessoas que saem das cidades limítrofes para trabalhar no Distrito Federal. O Ministério Público fará o acompanhamento dessa nova fase e dos ajustes necessários”, afirmou.
O secretário de mobilidade, Valter Casimiro, informou que a Semob está em fase de tratativas com os municípios do Entorno. Ele destacou que, atualmente, não é possível fazer a integração tarifária entre os dois sistemas de transporte. Ele esclareceu que, no Distrito Federal, o custo é bancado pelas tarifas pagas pelos usuários e por subsídios repassados pelo governo local. No
De acordo com o secretário, existe a possibilidade de ampliar o sistema de bilhetagem eletrônica do Distrito Federal para o Entorno. A fiscalização do transporte irregular, no entanto, continuaria sendo responsabilidade dos Estados vizinhos. Ele também esclareceu que as medidas sanitárias contra a Covid-19 serão adotadas nos ônibus vindos do Entorno de acordo com as mesmas regras em vigor no Distrito Federal.
A integração dos terminais da Asa Norte e da Asa Sul com o sistema do Entorno será objeto de estudo, que levará em consideração o custo da passagem e o tempo das viagens. O uso da Rodoviária do Plano Piloto também deve passar por adequações. O secretário afirmou ainda que deve ser criado um setor específico para fiscalizar o transporte interestadual sob responsabilidade do Distrito Federal.
Também participaram do encontro os promotores de Justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, Lenna Daher e Bernardo Matos. Estiveram presentes ainda representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Defensoria Pública (DPDF) e da sociedade civil.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial