Público poderá assistir live com pesquisadores e integrantes do MPDFT
Adolescentes acolhidos em instituições assistenciais participarão, em 7 de dezembro, de eventos da Semana Internacional de Direitos Humanos. A iniciativa é parte do projeto “Territórios da construção de si: processos de desinstitucionalização de jovens e adolescentes pela maioridade”, uma parceria do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O encontro também marcará o início da pesquisa de campo com “escutas territoriais” de adolescentes de 14 a 18 anos que vivem em Taguatinga, Ceilândia, Recanto das Emas e Brazlândia. Estão previstas atividades culturais, jogos e roda de conversa, em que a voz de cada um sobre seus desejos de vida será registrada para compor a primeira cartografia social que guiará os trabalhos de 2023 da iniciativa. O mote do bate-papo é “qual o seu sonho?”.
Os jovens participarão de uma oficina de comunicação comunitária através do rap; um jogo de passa e repassa com conteúdo sobre ciências e saúde mental, e um painel virtual com o tema “Escuta territorial: direito à vida”. A live terá a participação de Jorge e Emília Broide, psicanalistas especializados em prática clínica em espaços públicos, e de representantes do MPDFT, da Fiocruz e das instituições de acolhimento. A transmissão pode ser acompanhada a partir das 18h30 pelo canal da Fiocruz Brasília no Youtube.
Iniciativa
O projeto “Territórios da construção de si: processos de desinstitucionalização de jovens e adolescentes pela maioridade” é um acordo de cooperação para a realização de pesquisas sobre a inserção social de jovens egressos dos serviços de acolhimento da assistência social. A iniciativa possui três eixos: diagnóstico sobre as condições de vida dos adolescentes assistidos pelos serviços de acolhimento; consolidação de um banco de pesquisa, com referências indexadas e histórias de si/ narrativas; e proposição de estratégias de arranjos intersetoriais e apresentação periódica de resultados.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial